A Compostagem na nossa escola

compostagem





Estes dias a mãe do Tiago veio à nossa escola para falar sobre a compostagem e nos ajudar a preparar o compostor para começarmos a fazer a compostagem na nossa escola.

Aprendemos que um dos maiores problemas ambientais dos nossos dias é a enorme quantidade de lixo que todos produzimos.
A compostagem permite, não só reduzir a quantidade de resíduos que de outra forma seriam
depositados num Aterro Sanitário, mas também produzir um composto que poderá ser utilizado como adubo, nos vasos e no jardim da nossa escola...



A Compostagem nas Escolas tem como principal objectivo incentivar as crianças a reciclar alguns dos resíduos produzidos no refeitório, nos nossos lanches e no jardim da escola.
Através da compostagem, estes resíduos serão transformados num composto, que irá ser
novamente utilizado no jardim da escola, como fertilizante natural do solo.



Estamos todos empenhados em ajudar o nosso ambiente e para isso também pedimos a colaboração dos nossos pais trazendo para a escola alguns dos resíduos que produzimos em casa e que normalmente deitamos para o lixo.








A compostagem é um processo biológico através do qual os microrganismos e insectos decompõem a matéria orgânica numa substância homogénea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro a floresta - é o chamado Composto.
Este processo também decorre sem a intervenção humana. Na natureza, os restos de animais e
de vegetais mortos são decompostos e transformados numa substância chamada húmus.
Ao fazer a compostagem estás a reciclar os restos de comida e resíduos vegetais da tua casa,da escola, ou jardim que teriam como destino o Aterro Sanitário.
Assim, ao reciclares esta matéria orgânica estás a produzir um fertilizante natural que não polui o solo com produtos químicos e servirá também para as plantas da tua horta e/ou jardim crescerem saudáveis.

Comments :

0 comentários to “A Compostagem na nossa escola”

Enviar um comentário