Fazendo referência a Piaget, ” a aprendizagem da Matemática envolve o conhecimento físico e o lógico-matemático".
Foi com base neste presuposto que "brincámos" com os blocos lógicos.
Ao brincar com os blocos o conhecimento físico ocorre quando a criança pega, observa e identifica os atributos de cada peça, e o raciocínio lógico-matemático dá-se quando ela usa esses atributos sem ter o material em mãos (raciocínio abstracto)”.
Assim, estivemos a"brincar com a matemática"... brincámos ao "mestre manda", ao" quem tem?"...
Brincámos muito com linhas abertas e fechadas, explorámos formas, tamanhos, espessuras, cores... Formámos conjuntos (diagramas de Venn e construímos diagramas de Carroll...realizámos jogos atendendo às diferentes propriedades dos objectos, contámos , resolvemos problemas...
Estas tarefas matemáticas são muito importantes para nós pequenotes, desenvolvermos o raciocínio lógico-matemático e categorizarmos informação segundo propriedades dos objectos em estudo.
Com estes jogos pudemos desenvolver a nossa capacidade de atenção e de concentração...
Relembrámos a regra de saber esperar pela nossa vez, a usar a cabecinha para pensar e a considerar todos os atributos das diversas peças para as conseguir colocar no local certo. E divertimo-nos muuuuuito como podem ver.
Olá,
Gostei muito de vos ver a trabalhar e a brincar com a Matemática.
Aprenderam muito!
Beijinhos
Prof. Anabela
BLOGando na Escola
Olá,
Dia 15 de Outubro - Blog Action Day.
Um dia. Um assunto. Milhares de vozes.
Encontram mais informação no BLOGando na Escola.
Prof. Anabela